Fotos: Jorge Domingues Lopes


MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

 

As atividades do evento foram organizadas para permitir que a discussão sobre os subtemas escolhidos seja bastante diversificada, podendo acontecer em forma de debates entre profissionais da área ou até como relatos de experiência. As modalidades previstas são as seguintes:

 

1. Conferências (somente convidados)

6 conferencistas convidados abordarão temas como: Teoria e análise lingüística; Tipologia e diversidade lingüística; Lingüística histórica e comparativa; Plurilingüismo e pluriletramentos; Estudos culturais e Literatura; Imaginário amazônico e construção da identidade.

 

2. Debates (somente convidados)

4 debates reunirão pesquisadores, profissionais e/ou responsáveis políticos convidados, de instituições nacionais e internacionais, em torno de questões da atualidade, como:

(1) Línguas/culturas ameaçadas de extinção
(2) A renovação do ensino da língua materna no Brasil: avanços, obstáculos e perspectivas
(3) Narrativa latino-americana contemporânea
(4) Literatura e identidade nacional

Será reservado um tempo para os ouvintes intervirem.

 

3. Mesas redondas (somente convidados)

8 mesas redondas, animadas por um mediador, contarão, cada uma, com a participação de 4 pesquisadores, convidados com base nos resumos recebidos, apresentando trabalhos com tema afim e enfoques diferenciados. Será reservado um tempo para os ouvintes intervirem.

 

4. Sessões de comunicação (aberto para inscrições)

Foram definidos 12 subtemas em torno dos quais serão organizadas as diferentes sessões de comunicação. Nelas, os participantes - professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação - poderão inscrever comunicações de resultados de pesquisas acadêmicas. Cada apresentação terá duração de 20 minutos e haverá 10 minutos para discussão.

 

5. Painéis (aberto para inscrições)

As apresentações de painéis são destinadas mais especificamente a divulgar trabalhos de Iniciação Científica de alunos da graduação (Bolsas institucionais PIBIC-CNPq e voluntários) e do Ensino Médio ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - PIBIC JÚNIOR).

 

6. Sessões de Relatos de Experiências (aberto para inscrições)

Pesquisadores, profissionais de diversas áreas e educadores do Ensino Básico poderão apresentar relatos de experiências de trabalho em torno das temáticas do Congresso. O objetivo dessas sessões é de discutir problemas no andamento de pesquisas ou no encaminhamento de propostas de intervenção e de partilhar soluções experimentadas ou sucessos obtidos. Cada relator terá 10 minutos para apresentar sua experiência e haverá 10 minutos para discussão.

 

7. Lançamento de livros (aberto para inscrições)

Nestas sessões, seguidas de assinatura das obras, cada autor disporá de 45 minutos para apresentar e discutir com o público sua obra.

 

8. Minicursos

Minicursos, com duração total de 4h cada, serão ministrados pelos pesquisadores convidados (Ver detalhes no item "Minicursos" do menu).

 

Obs.: Um mesmo apresentador poderá inscrever uma comunicação, um relato de experiência e um livro para lançamento (unicamente trabalhos acadêmicos), se assim o desejar.

Obs2.: Será autorizada a apresentação de trabalhos em co-autoria, desde que pelo menos um dos autores esteja presente no evento.

Caso apenas um dos co-autores esteja presente, receberá um certificado especificando que ele apresentou o trabalho tal, elaborado em co-autoria com a(s) pessoa(s) x (y). Só será cobrada a inscrição do autor presente.

Caso todos os autores estejam fisicamente presentes no evento, todos receberão um certificado de apresentação do trabalho. Nesse caso, todos terão que ter pago sua inscrição.

Para submeter o resumo à apreciação da Comissão Científica, recomenda-se o seguinte: cada um dos autores deverá preencher o formulário de cadastro em seu nome, mas apenas um submeterá o resumo. Os outros autores deverão inscrever uma observação no campo "resumo": Trabalho apresentado com Fulano - nome completo.

 

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